segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Outubro Rosa, Apoie!

Oi meninas, tudo bem?

Tenho certeza que todo mundo já sabe o que significa Outubro Rosa, mas sabe como surgiu esse movimento?  
Pesquisei muito sobre isso, e achei  este site http://www.outubrorosa.org.br/ que conta a história como começou este movimento. Algumas informações do site: 

 " Este movimento é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
   Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa."


Com essas ações o outubro começou a se expandir ou seja ser visto tanto no Brasil e no mundo. Recomendo que vejam este site para entender melhor o movimento. Outubro é o mês da luta do câncer de mama, então comecei a pesquisar sobre essa doença ou seja estatistificas e informações.  

Aqui no Brasil o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. 

Pesquisei sobre o instituto  nacional de Câncer José Alencar gomes da Silva, o INCA que participa  deste movimento desde 2010, promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de mama e divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Outubro Rosa 2014
Em 2014, a campanha do INCA no Outubro Rosa têm como objetivos:
• Divulgar informações sobre câncer de mama;
• Abordar mitos e  verdades sobre prevenção e detecção precoce da doença;
• Informar sobre benefícios e riscos da mamografia de rastreamento, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a  realização do exame. Informaçoes no site http://www1.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2014/outubro-rosa.asp

Neste site contém um teste para saber, o que você sabe sobre essa doença, clique aqui parar ver
Alem de outras informações, para detectar precoce do câncer de mama, clique Aqui


Divulgue esta causa, para todos! 


  Um grande Beijo Rosa!